O segredo para ingressar na UNIVERSIDADE você encontra aqui!

Inscrição do ENEM

Instruções de Preenchimento para Inscrição ao ENEM

Saiba como realizar a inscrição e saiba que nesta página em breve publicaremos a agenda com datas de inscrição do Enem bem como o endereço eletrônico.

Para realizar a inscrição ao ENEM, o participante deve ter em mãos seus documentos pessoais: CPF e RG. Além disso, a informação correta do CEP de sua residência é indispensável para o recebimento do Cartão de Confirmação da Inscrição que contém, entre outras informações, o local de realização de sua prova.

Uma novidade na inscrição é o preenchimento do questionário socioeconômico. Para respondê-lo, serão necessárias informações como: renda familiar e escolaridade dos pais. Veja abaixo um guia para a realização de sua inscrição.

1. Acesse a página do INEP (http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/) e clique em “Inscrição – Faça já a sua”

2. Leia atentamente as instruções. Informe o número de seu CPF e sua data de nascimento.
Atenção: A data de nascimento deve ser igual àquela informada na Receita Federal. Clique em “Próximo”.

3. Em seguida, são apresentadas as informações constantes na base da Receita Federal.
Caso seu sobrenome ou sexo estejam incorretos, você pode alterá-los. Após conferir as informações, clique em “Próximo”.

4. No bloco “Dados Pessoais”, informe o seu RG, o órgão expedidor e a UF onde foi emitida sua identidade. Indique também sua Cor/ Raça e Estado Civil.

5. No bloco “Endereço”, indique o CEP de sua residência. Confira os dados apresentados pelo sistema (Endereço, Bairro, UF e Município). Preencha os campos “Número” e “Complemento”.
ATENÇÃO: Essas informações são fundamentais para o recebimento do Cartão de Confirmação da Inscrição.

6. O preenchimento de dados do bloco “Contato” é opcional, porém, com essas informações, você poderá receber mensagens importantes sobre a prova em seu e-mail e celular. O “E-mail” também facilitará a recuperação de sua senha de acompanhamento da inscrição.

7. No bloco “Necessidades especiais”, caso você possua alguma deficiência (comprovada em laudo médico) indique “Sim” à pergunta “Possui alguma deficiência?”. Em seguida, indique sua(s) deficiência(s) e o(s) tipo(s) de auxílio de que necessitará para realizar a prova.
ATENÇÃO: Os participantes com deficiência serão contatados pela empresa contratada para confirmação da deficiência indicada e para verificação da viabilidade do auxílio solicitado.

8. O bloco “Atendimento diferenciado” é direcionado aos (às) participantes sabatistas, lactante s, gestante s, com deficiência de atenção, com dislexia, em classe hospitalar e outra (que deve ser especificada) .
ATENÇÃO: Os participantes que indicarem atendimento diferenciado serão contatados pela empresa contratada para confirmação do atendimento solicitado.

9. Neste ano, o ENEM terá questões de Língua Estrangeira. Você deve, portanto, optar entre Inglês ou Espanhol.

10. O bloco “Certificação do Ensino Médio” é direcionado aos(as) participantes que utilizarão seus resultados para pleitear a certificação de conclusão do Ensino Médio. Para tal, devem indicar “Sim” à pergunta “Irá utilizar sua nota no Enem para obter certificado de conclusão do Ensino Médio?”. Em seguida, indique a UF e a instituição certificadora à qual você solicitará o seu certificado de conclusão do Ensino Médio. Lembre -se que essa indicação não está condicionada ao seu local de residência e que as entidades certificadoras definirão as formas de utilização dos resultados obtidos considerando-se a média indicada pelo INEP.
ATENÇÃO: Para solicitar a certificação, o participante deve ter, na data de realização da primeira prova (06/11/2010), 18 anos completos. Clique em “Próximo” para continuar sua inscrição.

11. No bloco “Local de Prova” informe o local onde irá realizar a prova: UF e município.

12. Agora, informe uma senha para acompanhamento de sua inscrição. Com ela você poderá conferir seus dados, obter seus resultados, entre outros. Clique em “Próximo”.

13. Verifique o município escolhido para realização da prova. Caso a informação esteja correta, clique em “Sim” para continuar sua inscrição. Caso contrário, clique em “Não” e corrija.

14. Em seguida, o participante deverá preencher informações referentes ao seu Ensino Médio: § Para os concluintes do Ensino Médio: indique a sua situação, a escola em que estuda, a série que está cursando e a modalidade de ensino. Clique em “Próximo”.

ATENÇÃO: Para quem é concluinte do Ensino Médio é importante a indicação da escola na qual está matriculado. Você pode pesquisar sua escola de duas formas diferentes:
§ Informando a UF, o município e parte do nome da escola. O sistema abrirá uma lista de escolas, clique naquela em que você está estudando.
§ Ou, informando o código de sua escola no Censo Escolar da Educação Básica (solicite esse código na sua escola).

ATENÇÃO: Caso a escola não seja encontrada na pesquisa, o candidato deve declarar estar matriculado regularmente em uma escola da rede de ensino. Clique em “Próximo”.

§ Para os egressos (aqueles que já concluíram o Ensino Médio): indique o ano de conclusão e a modalidade de ensino. Clique em Próximo.
§ Para quem concluirá o Ensino Médio após: indique essa opção e clique em próximo.

15. Para concluir sua inscrição, responda o questionário socioeconômico. Para conhecer as perguntas a serem respondidas acesse a página do INEP ( http://www.enem.inep.gov.br/) e clique em questionário socioeconômico.

16. Após o preenchimento do questionário socioeconômico, são apresentadas as informações prestadas na inscrição. Verifique essas informações. Se houver algum erro, faça as correções na página de acompanhamento de sua inscrição (http://www.enem.inep.gov.br/), utilizando seu CPF e a senha informada no ato da inscrição.

ATENÇÃO: Ao concluir sua inscrição você pode:
– Gerar boleto: Para quem não é isento. Clique em “Gerar Boleto” e efetue o pagamento da taxa de inscrição até a data indicada para que sua inscrição seja finalizada. O boleto também pode ser gerado na página de acompanhamento de sua inscrição;
– Ser isento: Para os concluintes do Ensino Médio em da rede pública de ensino;
– Declarar carência: Para as pessoas de baixa renda. Leia a declaração apresentada e clique em “Declarar carência”.

Pronto! Sua inscrição foi realizada com sucesso.

Para outras dúvidas você pode consultar o Vestibular1 – O N. 1 também no Enem no link: www.vestibular1.com.br

Anúncios

Comentários em: "Inscrição do ENEM" (15)

  1. Adorei o site vestibular1 e este blog, parabéns!

  2. payday loans

  3. thanks for the excellent information!

  4. i was looking for such easy task from a long time it will help me in increasing my knowledge. thanks a lot.

  5. great article. please keep helping us with your good ideas and your advices.

  6. thanks for the article.

  7. lista de emails disse:

    i have never heard anything like this before, it is beautiful. best of luck with your posts.

  8. lista de emails disse:

    writing is not a easy thing to do, it takes creativity and good sense, and you’ve got it!

  9. lista de emails disse:

    you helped me a lot indeed and reading this your article i have found many new and useful information about this subject.

  10. Liberali disse:

    some great ideas here…

  11. BeiptMub disse:

    Adorei as dicas!

  12. sateGlila disse:

    Parabéns pelo site

  13. Chriss disse:

    simple and best post…

  14. Bettina Berenschot disse:

    I simply want to tell you that I am just newbie to blogging and certainly loved this web site. More than likely I’m planning to bookmark your website . You really come with great writings. Regards for revealing your web-site.

  15. Google disse:

    ok

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: